segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lina Bo Bardi, MASP e a Casa de Vidro


"Tenho horror de projetar casa para madame, que infringe como será a piscina, as cortinas. Só projeto casas para pessoas com quem tenho relação afetiva"


Uma mulher anti-feminista, independente, com horror à futilidade, à burguesia e ao luxo.





Lina Bo Bardi, famosa arquiteta ítalo-brasileira, nascida em Roma em 1914 que escolheu o Brasil como sua pátria mãe e se destacou com projetos que marcaram a paisagem de cidades como São Paulo, Recife e Minas Gerais.

Formada pela faculdade de arquitetura de Roma, Lina chega ao Brasil com o marido Pietro Maria Bardi em 1946,onde se refugiou dos traumas da segunda guerra e em 1951 naturaliza-se brasileira.

Amante da cultura popular,encontrou no Brasil, um país de cultura recente em formação, uma potência para sua idéias modernistas,   criando incríveis conexões e diálogos entre o moderno e o popular.





No meu país de escolha, me senti cidadã de todas as cidades. Desde o Cariri ao Triângulo Mineiro, as cidades do interior e as fronteiras. Me senti em um país inimagínavel, onde tudo era possível.



Em sua extensa lista de obras que traduzem este viés está o MASP e o SESC Pompéia, consideradas suas principais obras-primas.






Instalada em São Paulo, em 1950 Lina projeta e constrói também a residência onde viveu por muitos anos, a famosa Casa de Vidro, atualmente conhecida como Instituto Bardi, fundado em 1990 para promover o estudo da cultura brasileira, focado principalmente nos campos da arquitetura e arte.




Por meio da difusão cultural, o Instituto, tombado pela Condephaat como patrimônio histórico em 1987, proporciona até hoje ao público o acesso a aspectos relevantes e pouco difundidos da produção artística e cultural do Brasil, abrigando parte da coleção de arte particular dos Bardi adquirida ao longo dos anos pelo casal e recebendo exposições que exprimem o ideal artístico de Lina.










Para o "check list" artístico, até 30/05 a Casa de Vidro abriga a exposição "The insides are on the outside" (O interior está no exterior), idealizada pelo curador Hans Ulrich Obrist, convidando 34 artistas e arquitetos brasileiros e estrangeiros que produziram obras inéditas para a mostra.





Vale a pena conferir!

Rua General Almério de Moura, 200 - Morumbi - São Paulo

contato@institutobardi.com.br

T 11 3743 3875

De segunda a sexta, das 9h às 15h.


Fechado aos sábados, domingos e feriados.









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário