segunda-feira, 25 de março de 2013

A Cultura Maasai e a energia dos Kikoy´s



Etnia. Energia.Cultura.Tradição.

Os Maasais fazem parte da essência dos 
Kikoy´s. De sua história. Da concepção.

Essa tribo seminômade, que vive livremente atravessando as fronteiras entre o Quênia  e a Tanzânia, foram os grandes mestres na real concepção dos Kikoy´s.
                           
Trazidos por mercadores árabes à África, os Kikoy´s ganharam vida, forma, cor e identidade africana através das mãos de membros da tribo Maasai.
                                         
       
        A dança Maasai

A tribo, que tem como cor oficial o vermelho e é famosa pela sua dança, é baseada em uma sociedade patriarcal por natureza, onde os mais velhos decidem sobre a maioria das questões que envolvem o grupo como um todo, onde os homens podem ter mais de uma mulher dependendo de sua posse, que é baseada na quantidade de gado que possui e onde rituais são necessários para a iniciação dos mais jovens na tribo.

          
             A cor vermelha, sempre presente nas vestimentas dos Maasais

O “Laibon”, assim chamado o líder espiritual deste povo, atua como intermediário entre os maasai e o seu único Deus, “Enkai”, sendo também o mestre no conhecimento sobre as ervas e cura.

                     
                     Maasai Laibon 

O estilo de vida tradicional dos Maasai se concentra na criação de gado, que por sua vez são sua principal fonte de alimento. Porém, diante desta vasta profundidade cultural, a arte é natural na vida destas comunidades. 

             
     A subsistência dos Maasai, o Gado.


Através da realização de um trabalho “hand-made” as mulheres Maasai encontram um novo sentido para suas vidas na criação de lindas bijuterias, bolsas, chapéus (enfim, acessórios em geral) e Kikoy´s, que são tecidos à mão com a ajuda de teares manuais, e que geralmente fazem parte de todo um trabalho social para a preservação da cultura da tribo e de sua arte.

                     
                        
A tradução de toda a energia, alegria e valores culturais é entendida rapidamente através das lindas peças e Kikoy´s vindos dos Maasais.





Muita cor, muito amor, muita arte. 
Maasai. Kikoy´s.

                   


Um comentário: