segunda-feira, 10 de junho de 2013

Collioure: um Mosaico de cores à la Matisse ao sul da França

Berço do fauvismo e das mais tradicionais anchovas, Collioure é arte, história, arquitetura e sabor.


No extremo sul do litoral francês, uma pequena cidade de influências francesa e catalã, revela um cenário digno de obras de arte.

Próxima a fronteira com a Espanha, Collioure é "decorada" por sobrados geminados em diversos tons e cores onde vivem 3 mil pessoas, cenário perfeito para a corrente artística chamada "fauvismo"  criada pelos ilustres moradores Henri Matisse e André Derain no início do século 20.

De beleza calmante e charmosa, suas ruelas de arquitetura medieval e "mood" mediterrâneo, recebem turistas o ano todo a procura de eventos artísticos. 


Diante de tanta beleza e cor, cada esquina de Collioure traduz a inspiração dos fovistas, defensores assíduos da pureza das cores. Ali , "se vê" o "mais azul dos céus, a mais verde terra, o mais vermelho e vibrante corpo".

Citações de Henri Matisse, assim como reproduções de suas obras, estão espalhadas pela pequena cidade exatamente nos locais onde foram pintadas.
 
Ainda hoje, artistas são vistos em busca de inspiração e exercitam a observação nas mesmas paisagens onde Matisse e Derain costumavam conceber suas obras. 

Além da arte, Collioure abriga a incontestável pretensão de ser a capital da anchova,  cuja tradição é mantida até hoje por pescadores locais, garantindo também um "tour" gastronômico e particular.


Vai para o "Check-list" de inspiração! 

Planejando a próxima viagem...




 














Nenhum comentário:

Postar um comentário