quarta-feira, 29 de maio de 2013

Em São Paulo, exposição traz lindas imagens da arte tribal africana


Fotógrafo alemão Hans Silvester mostra na exposição "As Fotografias do Rio Omo" a arte corporal de povos do sul da Etiópia.


Afastadas da realidade mundada graças às suas localizações, tribos que habitam o Vale do Rio Omo, localizado na fronteira que divide Etiópia, Quênia e Sudão, ainda hoje mantêm intocáveis suas culturas e tradições.

E foi neste cenário ainda intocado e de natureza esplendorosa, que o fotógrafo alemão Hans Silvester registrou estes povos em seus cotidianos de intenso naturalismo.


Hans, que além de fotógrafo atua como um militante ecologista, registrou também na década de 80 as reservas naturais européias, o desmatamento da Amazônia, o Vale do Rio Calavon, as deslumbrantes ilhas gregas,  além do cotidiano das mulheres do Rajastão, na Índia.

Sua incursão no Vale do Omo traduziu em imagens deslumbrantes, detalhes da arte corporal de tribos como os Surma e os Mursi, que usam os dedos para pintar seus rostos e corpos com pigmentos de terra, complementando esta arte com enfeites de flores, plantas e peles de animais.


Com o objetivo de revelar estas tribos praticamente desconhecidas, suas fotos parecem nos despertar também sobre a fragilidade destes povos, nos colocando em constante questionamento sobre a relação entre imagem e antropologia.

"As Fotografias do Rio Omo" acontece de 25 de maio à 25 de agosto de terça à domingo das 10h às 18h no Museu Afro Brasil no Parque do Ibirapuera em São Paulo. 

Confira uma prévia deste lindo trabalho e inspire-se!







Um comentário: